×

Biografia de Ratt

Ratt é uma banda de Glam Metal (gênero também conhecido no Brasil como “Metal Farofa”) americana de grande sucesso na década de 1980. Formada em San Diego, Califórnia, em 1978. Inspirados por Aerosmith, Kiss, New York Dolls, Judas Priest, Led Zeppelin e Van Halen, começam em 1978, com o nome de Mickey Ratt (mudando para Ratt em 1983) obtendo um grande sucesso com os dois primeiros álbuns de estúdio, sobretudo com o hit “Round And Round” em 1992 interrompem suas atividades. Voltam em 1997 e seguem atuando, apesar de uma disputa judicial pelo uso do nome.

No ano de 1983 a banda lançou seu primeiro EP independente e auto-intitulado, e foi esse EP que despertou o interesse da Atlantic Records, que lançou em 1984 o album “Out of Cellar”. Na turnê deste álbum o Ratt chegou a fazer 320 shows em 14 meses. O album acabou sendo um sucesso absoluto vendendo mais de 3 milhões de cópias, embalados pelo single “Round and Round” que virou febre na MTV.

O próximo album, “Invasion of Your Privacy”, não obteve a mesma vendagem do album anterior mas mesmo assim a banda conseguiu um número bem expressivo de mais de 1 milhão de cópias, o que manteve o status da banda em nível bem elevado, levando-os a sair em turnê com o Bon Jovi abrindo, o que resultou em uma briga com a banda naquela turnê.

O album seguinte saiu em 1986 sob o titulo “Dancing Undercover”. Em 1988 saiu “Reach for the Sky”.

Mas os problemas começam após o lançamento de “Detonator”, de 1990. O hard rock na época estava se enfraquecendo e começava a “onda grunge” que durou até meados de 1993. Com isso as bandas hard foram perdendo espaço na mídia e o Ratt, que havia lançado um album fraco, estava indo à ruína. Em 1991 é lançada a coletânea “Ratt & Roll 81-91”. Nessa época Robbin Crosby deixa a banda.

Com os álbuns vendendo cada vez menos e o grunge dominando a cena, os problemas internos se agravaram. Em 1992 Stephen Pearcy deixa a banda e forma a banda Arcade, e depois o Vertex. Ambas chegaram a lançar álbuns mas sem nenhum sucesso. Em 1994 Robbin Crosby descobre que está com AIDS.

Em 1997 Pearcy volta e o Ratt lança o álbum “Collage”. Em 1999 lançam outro álbum auto-intitulado. Após esses dois trabalhos, Stephen Pearcy deixa o Ratt novamente e começa a brigar judicialmente contra os outros integrantes pelo nome Ratt.

Mesmo sem Pearcy, o Ratt segue em frente com uma formação diferente que conta com Jizzy Pearl (ex Love/Hate) nos vocais, John Corabi (ex-vocalista do Mötley Crüe) na guitarra, Robbie Crane no baixo, além é claro de Warren De Martini e Bobby Blotzer.

Em 2002 Robbin Crosby morre de AIDS em seu apartamento em Hollywood. No mesmo ano Stephen Pearcy perde o direito sobre o nome do Ratt, que acaba ficando com Bobby Blotzer e Warren De Martini. Ainda em 2002 a banda saí em turnê ao lado do Warrant, Dokken, Slaughter e L.A. Guns.