×

Biografia de Roberta Granchi

Sob o signo de virgem em 29 de Agosto, nasce à cantora Roberta Granchy.

Revela seu talento, sua afinação natural e sua capacidade interpretativa já nas aulas de música que freqüentava na escola, conservatórios e nos primeiros concursos de calouros que participou ainda adolescência.
Roberta, começou a cantar em bares locais com seu pai, músico e cantor, quando tinha apenas 16 anos. Aos 18 anos, teve sua primeira experiência no estúdio com álbum Com Gosto de Quero Mais produzido pelo seu pai, arranjos do maestro Bonan e Don Betto. Em 1999 sua carreira alavancou quando ela iniciou uma turnê, onde o repertório era todo em italiano. Convidada pelo grupo Arlequim para gravar um disco na Itália pela BMG Italy, com versões de clássicos da Bossa Nova para o italiano.
Em 2000 a cantora foi eleita pela consagrada revista Billboards como uma das maiores revelações daquele ano. No Brasil, Roberta foi considerada pelos grandes críticos como uma grata revelação da nossa música popular brasileira. Em 2001 ela começou a escrever suas próprias canções, já que a crítica era que Roberta Granchy, não escrevia suas próprias músicas e lançou em 2005 o albúm Se Deixe Levar, produzido por Alexandre Fontanetti. Nesse trabalho a cantora descobriu a sua identidade na música brasileira. O álbum contou com participações de renomados músicos. São eles: os baixistas J.J. Lucrécio e Serginho Carvalho; no baixo acústico, Sylvio Mazzucca Jr.; os bateristas Marco da Costa, Marcelinho da Costa, Cuca Teixeira e Tuto Ferraz; nas guitarras, Fernando Vidal, Edu Gomes e Alexandre Fontanetti (+ violões); os pianistas Adriano Grineberg (Hammond/Rhodes), Juliano Beccari (Rhodes) e Anderson Toledo (Teclados/Rhodes); o percussionista Renato Martins; o violonista Don Betto; e os saxofonistas Márcio Néri e Kito Siqueira.
Gravado no estúdio Space Blues. "É um estúdio que tem uma sonoridade 'setentista' com equipamentos valvulados, analógicos e filtros misturados com a tecnologia digital, além do bom gosto e da preocupação do 'Fonta' com todos os detalhes (timbres, sonoridades, efeitos, texturas, instrumentos)", conclui a cantora, que, atualmente, leva essa sonoridade aos palcos. Para isso, conta com os músicos Luis Capano, na bateria, Vinícius Dora, no baixo, Anderson Toledo, nos teclados e Paulo Passos, na guitarra.
Em 2008 estreou o projeto social Música na Rua com patrocínio e apoio da Eletropaulo, passando por diversas cidades do interior de São Paulo e na capital, que encerrou no começo de 2009.
Surpreendendo e emocionando públicos diferentes, interpretando canções inéditas e clássicos do Pop nacional e internacional, com arranjos temperado com muito suingue e personalidade!
Atualmente Roberta está escolhendo repertório para o seu próximo CD, que deve ser lançado em 2010,