×

Biografia de Rose Royce

Rose Royce é uma banda de Soul americano, da cidade de Los Angeles. O grupo é composto por Henry Garner (bateria), Terral "Terry" Santiel (congas), Lequeint "Duke" Jobe (bass), Michael Moore (saxophone), Rose Norwalt (seu verdadeiro nome é Gwen Dickey, lead vocals), Kenny Copeland (trompete e vocal), Kenji Brown (guitarrae vocal), Freddie Dunn (trompete), e Michael Nash (teclados). Formada inicialmente apenas por Copeland e Garner. Os dois decidiram entrar no negócio da música com o nome de "Total Concept Unlimited" (e mais tarde como "Magic Wand"), que iria passar a trabalhar com Edwin Starr e Ric-Tic Records.

Associação do grupo com Star lhes permitiram interagir com inúmeras personalidades da indústria da música. Um em especial foi produtor da Motown, Norman Whitfield. Ele gradualmente tornou-se associado com o grupo, contratando-os para sessões de gravação, o grupo também trabalhou com Yvonne Fair, o "Undisputed Truth" devido a influência de Whitfield. Depois de dois de anos de preparação, o grupo começou a produção do seu álbum de estréia, sob supervisão de Whitfield.

Também durante este tempo, a MCA Records estava buscando um artista para a trilha sonora do filme "Car Wash". Whitfield estava certo de que a banda era mais do que competente para o trabalho. Assim, o material que Whitfield havia montado para o álbum de estréia da banda tornou-se o material da trilha sonora.

O filme "Car Wash" e a trilha sonora foram grandes sucessos, e que também deu ao grupo, agora conhecido como "Rose Royce", fama nacional. Lançado no final de 1976, a trilha sonora contou com três "Billboard R&B Top Ten singles": "Car Wash", "I Want to Get Next to You" e "I'm Going Down". A
primeira delas foi também a número um nas paradas da Billboard de música popular, e "I Want to Get Next to You" chegou ao número dez.

Durante 1978, eles lançaram seu terceiro álbum, intitulado Rose Royce III: Strikes Again!, com o carro- chefe "I'm in Love (e não I Love the Feeling)" e a rômantica "Don't Live Here Anymore". Ambos os singles entraram na Billboard R&B Top Five.

O grupo seguiu com uma série de sucessos marcantes, mas nunca mais conseguiram o sucesso que suas canções anteriores fizeram. Eles se tornaram muito populares no Reino Unido e continuram a ser uma grande atração.