×

Biografia de Rosemary Clooney

Rosemary Clooney morreu a 29 de Junho de 2002, aos 74 anos, terminando uma das mais longas e mais apreciadas carreiras do pop-jazz vocal. Como vários outros cantores nascidos para a arte durante o período das big bands dos anos 30 e 40, a arte de Clooney teve duas fases distintas: até aos finais dos anos 50 e, depois de um hiato nos anos 60 e 70, ressurgindo depois para uma brilhante carreira de concertos e discográfica dos anos ‘80 até ao século XXI.

Nascida no Kentucky em 23 de Maio de 1928, começou a cantar ainda adolescente com a irmã Betty, nascida em 1930, em eventos escolares, nas rádios locais de Cincinnati e na big band de Tony Pastor (no CD “Mothers & Daughters”, de 1997, Rosemary Clooney incluiu uma gravação com a irmã em 1954, no tema “Sisters”).
A carreira prosseguiu a solo na televisão e em disco, depois de contratada pela Columbia. O estilo popular das canções era bem servido pela experiência na big band de Pastor e por uma voz sexy e quente, muito musical e de contralto, o que servia melhor o meio radiofónico e discográfico.
Esta fase da sua carreira ficou marcada por vários duetos (com Guy Mitchell, Marlene Dietrich, Bing Crosby) e importantes êxitos de vendas. Gravou com o sexteto de Benny Goodman e com o quarteto vocal , The Hi-Lo’s.
Em 1956, Rosemary Clooney espantou o mundo do jazz e do pop-jazz com o álbum “Blue Rose”, gravado com a orquestra de Duke Ellington. O próprio Ellington revelou a sua surpresa quando ouviu o LP pela primeira vez (a gravação da voz foi realizada separadamente).